Em meio à pandemia várias são as iniciativas públicas e privadas de empresas e instituições bancárias facilitando a vida de quem está sendo atingido pelo efeitos do isolamento social. 

E uma das iniciativas é a da Caixa Econômica Federal que está disponibilizado empréstimo de R$300 a R$21 000 de micro crédito para que as micro e pequenas empresas consigam enfrentar a crise.

Quem tem direito?

Toda empresa que conseguir comprovar renda bruta anual de até 200 mil, cujo dono tenha idade acima de 18 anos já pode tentar o financiamento, mas fique atento a alguns requisitos adicionais como: 

  • Ter uma conta na Caixa (corrente, poupança ou Caixa Fácil);
  • Ter o “nome limpo”  ou seja, não pode ter o nome cadastrado em órgãos de inadimplência (SERASA, SCPC, CADIN, e SINAD);
  • Comprovar que tem ter capacidade de pagar o empréstimo
  • Ter tido orientação sobre negócios e finanças

Além disso, outro requisito para ter acesso ao empréstimo é declarar que dinheiro recebido ser utilizado exclusivamente para o crescimento do empreendimento que for declarado no momento do pedido.

Como pedir o empréstimo facilitado da Caixa?

É esse empréstimo é  caracterizado como micro crédito orientado e tem como característica a redução de burocracia  e para contratar basta acessar o site da Caixa e seguir as instruções ou ainda, ligar para o número 0800 726 0101 e dar entrada no pedido!

Os valores variam de acordo com o tamanho, necessidade do negócio e capacidade financeira do contratante.

Uma boa fica é  pensar com muita calma e cautela antes de dar entrada no pedido e só recorrer a essa solução em última instância, visto que a situação atual do Brasil se mostra muito confusa e incerta.

Preferencialmente, tome esta decisão somente depois de consultar um especialista, uma boa opção seria pedir uma sessão com algum orientador do Sebrae por exemplo.