O que Prejudica a Saúde Mental no Trabalho; Confira

Continua após a publicidade..

O que é a saúde mental no trabalho?

Saúde mental no trabalho é a capacidade de um trabalhador sentir bem estar mental e cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho.

Continua após a publicidade..

É importante lembrar que a saúde mental no trabalho não se restringe somente a questões como medicamentos psiquiátricos. Portanto, a saúde mental no trabalho também tem a ver com recursos como descanso suficiente, ambiente de trabalho seguro.

Qual é a importância da saúde mental no trabalho?

A saúde mental desempenha um papel fundamental no funcionamento adequado das empresas e no bom desempenho dos trabalhadores.

Estudos mostram que o investimento em saúde mental pode ajudar a melhorar a produtividade, gerar economias, reduzir as faltas no trabalho e ajudar a melhorar a satisfação no trabalho.

Além disso, ela pode ajudar a criar um ambiente de trabalho saudável, mais inclusivo e atraente para os colaboradores. Sendo assim, Quando as pessoas se sentem felizes e apoiadas, seus resultados melhoram e elas são mais propensas a serem mais leais e produtivas em suas tarefas diárias.

O que Prejudica a Saúde Mental no Trabalho, fique atento aos sinais

Falta de espaço para as necessidades pessoais: Os espaços têm que ser personalizados, e não genéricos. Ou seja, Isso inclui uma configuração que é contrária à sua forma de individualidade.

Excesso de pressão: Um nível saudável de pressão é necessário para desenvolver as habilidades profissionais. Sendo assim, mas pressões excessivas ou uma frequência de pedidos extras, podem levar a sensações de fadiga e estresse.

Qual a relação do trabalho com a saúde mental?

O trabalho passa a afetar a saúde mental dos colaboradores quando deixa de cumprir com algumas medidas necessárias para que o ambiente seja saudável e equilibrado. Um local que pode abalar o psicológico das pessoas costuma normalizar estas ações:

  • Comunicação agressiva ou inadequada;
  • Excesso de horas de trabalho;
  • Desvalorização dos funcionários;
  • Sobrecarga de tarefas;
  • Prazos curtos;
  • Falta de feedbacks;
  • Metas irrealistas;
  • Bullying;
  • Assédio moral.

Essas atitudes podem ser gatilhos para o estresse, bem como para o desenvolvimento de vários transtornos mentais, como ansiedade, síndrome do impostor, depressão e síndrome de burnout.

Além disso, aqueles que têm um bom trabalho experimentam menos estresse e ansiedade, o que tem um efeito positivo nos aspectos da saúde mental. Sendo assim, se o ambiente de trabalho não for saudável, as pessoas podem experimentar sentimentos de depressivo.

Falta de Saúde Mental no Trabalho?

A falta de saúde mental no trabalho é um tema crescente de preocupação para empregadores e profissionais de saúde mental. Sendo assim, Estudos estimam que um em cada cinco trabalhadores americanos experimentarão um problema mental em algum ponto de suas carreiras.

A ansiedade de desempenho, os sentimentos de stress, a falta de energia motivacional e outros problemas mentais podem influenciar a produtividade. Sendo assim, a comunicação, o relacionamento e a capacidade de adaptação de um trabalhador.

Como mapear a saúde mental da sua empresa?

Mapear a realidade da empresa em relação à saúde mental é um bom início para a promoção de um maior bem-estar. Esse tipo de estudo pode auxiliar na criação de estratégias mais assertivas e eficientes.

Mas como isso pode ser feito na prática? Então, a maneira mais adequada é por meio de uma pesquisa de clima organizacional. Para isso, compartilhe um questionário entre os colaboradores com perguntas sobre diversos aspectos da empresa, entre eles a qualidade do ambiente e as condições de trabalho.

Contudo, é preciso ir além para realmente entender o cenário da organização. O ideal é que seja conduzida uma série de conversas com funcionários de diferentes setores. Caso seja difícil convencê-los, estruture um formato no qual eles possam conversar de forma anônima.

Demais Informações:

Veja também em nosso site as vagas de empregas diversas oferecidas por parceiros.

Existem empresas de diversos setores com muitas vagas abertas para você!

Temos oportunidades para diversas áreas. Além disso, não importa se é seu primeiro emprego ou se você já tem uma carreira sólida. Sendo assim, Divulgamos vagas de trabalho para todos os níveis não basta candidatar-se a ofertas de emprego é preciso preparar todo o processo. Por isso, conte com conteúdos para todos os momentos. Contudo, temos mais de 2.000 empresas que divulgam oportunidades de trabalho em nosso site de empregos.

Vagas que você encontrará em nosso site:

  • Vaga Trainee
  • Vagas para Farmácia
  • Vagas de Psicologia
  • Vagas em Venda Comercial
  • Vagas Home Office
  • Vagas na área de Saúde

Etc.

É IMPORTANTE VOCÊ SABER…

O Site https://www.soempregos.net/ com atua na divulgação de vagas e informações de assusntos em geral. Assim, realizamos seleção e/ou contratação, pedimos que leia sempre com muita atenção todos os dados da vaga antes de se candidatar a uma vaga. Sendo assim, envie currículo apenas para as vagas que corresponda ao seu perfil.

O Site https://www.soempregos.net/não faz nenhum tipo de cobrança financeira dos usuários do site. Por outro lado, fique atendo a cobranças de empresas terceiras para serviços de recolocação profissional ou promessas de emprego.

Portanto a finalidade do nosso site é exclusivamente divulgar vagas de emprego GRATUITAMENTE. Portanto, o envio do seu currículo através da nossa plataforma não é garantia de agendamento de entrevista e/ou seleção. Ou seja, não possuímos nenhum envolvimento ou participação no processo seletivo https://www.soempregos.net/ é gratuito hoje, amanhã e sempre.