Estresse no Ambiente de Trabalho o que Fazer; Confira

Continua após a publicidade..

Estresse é uma doença?

Não, o estresse não é uma doença. É um ação normal e natural do corpo na presença de alguma ameaça, desafio ou pressão a que estamos expostos. Sendo assim, Estresse no Ambiente de Trabalho pode se tornar um problema quando é frequente ou muito intenso. Nesse caso, pode levar a distúrbios emocionais, mentais ou físicos.

Continua após a publicidade..

Neste artigo iremos destacar o estresse no Ambiente de Trabalho. Sendo assim, dando atenção especial para a saúde mental informando hábitos e dicas para estimular o seu bem-estar.

Estresse no Ambiente de Trabalho

Apesar de compreendermos que as exigências organizacionais motivam os funcionários a se destacarem e cumprirem todos os requisitos, o excesso de pressão no ambiente de trabalho nos leva a vivenciar o estresse.

O estresse é um dos principais causadores de doenças e prejuízos à saúde, por isso deve ser tratado com cuidado. Ou seja, Por mais que a vida profissional seja importante, ela não deve sobreporse à vida pessoal do indivíduo.

Uma das formas mais eficazes de reduzir o estresse no ambiente de trabalho é reconhecer o esforço dos funcionários. Mostrelhes que o trabalho que desenvolvem é significativo e aproximese deles transmitindo aconchego.

Como o estresse reage em nosso corpo?

Como vimos, o principal malefício do estresse é como ele afeta o nosso corpo, motivando diversas reações inesperadas no sistema nervoso humano, e, em muitas situações, nos colocando em um estado de alerta prejudicial.

Em situações estressantes, o corpo humano reage de maneiras adversas, entrando em um estado de tensão que motiva um acúmulo de energia física que não é utilizado, fazendo com que o cortisol (hormônio do estresse), libere adrenalina pelo corpo, e bagunce todo o organismo humano.

O estresse também pode afetar o funcionamento do sistema imunológico, provocando fadiga, músculos tensos, níveis elevados de cortisol e aumentando o risco de enfermidades e infecções.

Quando o estresse no trabalho surge?

O estresse no trabalho é uma consequência de diversas causas, como a dificuldade de comunicação, excesso de trabalho, metas impossíveis, competitividade exagerada, lideranças despreparadas, dentre outras causas.

O estresse no trabalho pode surgir devido a várias razões, incluindo pressão para alcançar um alto desempenho, grandes quantidades de trabalho, longas horas de trabalho, pouco ou nenhum tempo para descansar, exigências inadequadas para o cargo, ambiente competitivo ou hostil no trabalho, estruturas de carreira inflexíveis ou exigências de conformidade. Todas essas coisas podem levar a níveis destrutivos de estresse no trabalho.

O estresse no ambiente de trabalho também pode ser causado por motivos físicos, ergonômicos, e insalubres, que de alguma forma afetem a realização de atividades e potencializam o estresse nos trabalhadores.

Quais são os principais sintomas de estresse no trabalho?

Os sintomas de stress no trabalho podem ser sutis no começo, mas, com o tempo, eles se tornam perceptíveis tanto fisicamente, como mentalmente, pois, em muitos casos esse tipo de estresse afeta não só o profissional estressado, mas também as pessoas que convivem com ele.

Dentre os sintomas físicos de estresse no trabalho, é possível notar:

  • cansaço excessivo;
  • dores musculares;
  • dores de cabeça frequentes;
  • problemas de concentração;
  • imunidade baixa;
  • dentre outros.

Já os sintomas mentais clássicos do stress no trabalho são:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • dificuldade de comunicação;
  • frustração;
  • irritabilidade;
  • isolamento social;
  • procrastinação;
  • dentre outros.

Demais Informações:

Veja também em nosso site as vagas de empregas diversas oferecidas por parceiros.

Existem empresas de diversos setores com muitas vagas abertas para você!

Temos oportunidades para diversas áreas. Além disso, não importa se é seu primeiro emprego ou se você já tem uma carreira sólida. Sendo assim, Divulgamos vagas de trabalho para todos os níveis não basta candidatar-se a ofertas de emprego é preciso preparar todo o processo: do CV à contratação. Por isso, conte com conteúdos para todos os momentos. Contudo, temos mais de 2.000 empresas que divulgam oportunidades de trabalho em nosso site de empregos.

Vagas que você encontrará em nosso site:

  • Vaga Trainee
  • Vagas para Farmácia
  • Vagas de Psicologia
  • Vagas em Venda Comercial
  • Vagas Home Office
  • Vagas na área de Saúde

Etc.

É IMPORTANTE VOCÊ SABER…

O Site https://www.soempregos.net/ com atua na divulgação de vagas e informações de assusntos em geral. Assim, realizamos seleção e/ou contratação, pedimos que leia sempre com muita atenção todos os dados da vaga antes de se candidatar a uma vaga. Sendo assim, envie currículo apenas para as vagas que corresponda ao seu perfil.

O Site https://www.soempregos.net/não faz nenhum tipo de cobrança financeira dos usuários do site. Por outro lado, fique atendo a cobranças de empresas terceiras para serviços de recolocação profissional ou promessas de emprego.

Portanto a finalidade do nosso site é exclusivamente divulgar vagas de emprego GRATUITAMENTE. Portanto, o envio do seu currículo através da nossa plataforma não é garantia de agendamento de entrevista e/ou seleção. Ou seja, não possuímos nenhum envolvimento ou participação no processo seletivo https://www.soempregos.net/ é gratuito hoje, amanhã e sempre.