Como conseguir vaga de jovem aprendiz?

Se você é jovem e está em busca de uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, é bem provável que já tenha ouvido falar do programa jovem aprendiz. No entanto, se está em dúvida sobre como conseguir uma vaga de jovem aprendiz, fica até o final e fique por dentro!

O programa jovem aprendiz 

Muitos jovens com idade média entre 14 e 24 anos têm um início de carreira promissor graças às vagas reservadas ao cumprimento da lei de aprendizagem.

Toda empresa, considerada de médio a grande porte, deve conter 5% dos funcionários compostos por aprendizes. Além disso, o regime de contratação beneficia os candidatos com todos os direitos básicos de um trabalhador e mais os benefícios específicos de um Aprendiz! 

Como por exemplo o pagamento de salário, turno que não atrapalhe a frequência escolar, formação técnica para a função que está desempenhando e vale transporte por exemplo.

No entanto, muitos confundem um pouco as coisas. Por exemplo, alguns acreditam que os aprendizes precisam já ter concluído no mínimo o ensino médio. Porém isso não é inteiramente verdade.

Portanto, veja a seguir tudo sobre quem pode e não pode participar e conseguir uma vaga de jovem aprendiz!

 

Quem pode participar e conseguir vaga de jovem aprendiz?

O primeiro requisito para conseguir uma vaga de jovem aprendiz em uma empresa é a idade mínima de 14 anos e máxima de 24 ( mas varia, claro, da função que será exercida). O segundo, e talvez mais importante e que a maioria não se atenta é a escolaridade.

Porém não falamos de escolaridade em níveis, pois qualquer estudante, desde que tenha a idade mínima, pode concorrer. Falo escolaridade no sentido de frequência. Ser assíduo na escola ou universidade, faculdade, é um requisito obrigatório!

Outra exigência é também possuir o desejo de aprender uma profissão. 

Como se inscrever e conseguir uma vaga de jovem aprendiz

O aluno deve inicialmente procurar uma entidade que cuide do agenciamento de jovens ao mercado de trabalho. Um grande exemplo é o CIEE e o cadastro pode ser feito no site oficial da instituição.

Pelo CIEE, após ter realizado o cadastro com sucesso, basta realizar uma pequena busca por vagas no seu perfil de jovem aprendiz e candidatar-se. E então esperar o resultado das seleções.

Outra forma é buscar diretamente no site de empresas de grande ou médio porte e ver se alguma vaga está disponível para o regime de contratação jovem aprendiz! 

E então basta fazer seu cadastro e inscrição diretamente pela instituição e esperar pelo resultado da seleção!