Saiba a pontuação necessária e as matérias do Encceja

A prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ajuda brasileiros que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio, a concluir os estudos e garante certificado.

A prova já é realizada desde 2002 e permite que os brasileiros que não concluíram os estudos, independente do motivo, possam testar seu conhecimento e ainda obter um diploma de conclusão dos estudos. É possível se certificar no ensino fundamental ou médio.

A avaliação acontece todo ano e se constitui de maneira igual, sem mudanças nas disciplinas cobradas.

É importante saber que o Encceja tem a mesma validade do que a conclusão no ensino convencional. Portanto, quem não conseguiu terminar os estudos, pode fazer a prova e continuar progredindo nos estudos e na carreira profissional.

Matérias que caem no Encceja

Assim que você se decidir que irá prestar o Encceja, deve ficar atento às matérias cobradas na avaliação. Afinal, é preciso se preparar para ir bem e obter os pontos exigidos para a certificação.

O Encceja do ensino fundamental e do ensino médio se constituem por quatro provas com questões objetivas. Cada uma possui 30 questões de múltipla escolha.

Também há uma redação dissertativa-argumentativa com tema definido no caderno de prova.

O que é cobrado no Encceja ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

O que é cobrado no Encceja ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Pontuação necessária para obter o certificado

Tanto para se certificar no ensino fundamental quanto no ensino médio, o candidato precisa obter uma pontuação mínima.

Em ambos os casos é necessário alcançar cem pontos em cada uma das provas objetivas e nota igual ou superior a cinco pontos na redação.

No entanto, caso o participante só atinja os cem pontos em uma, duas ou três provas objetivas, isto é, em alguma (s), mas não em todas, receberá uma declaração parcial de proficiência.

Com essa declaração parcial, vai ser possível participar das próximas edições do Encceja e optar por só fazer as provas que não conseguiu a pontuação necessária.

Avalie este artigo