Concurso INSS previsto para 2020?

Está a espera da abertura do edital do concurso INSS? Então saiba que a abertura do edital está prevista para meados deste ano! 

Saiba mais sobre no decorrer do artigo!

A situação atual do INSS

Não é de hoje que a instituição vem apresentando problemas decorrentes do déficit de funcionários. Todos os dias surgem notícias de aumento da fila de processos em aberto no banco de dados do INSS, todos sem solução devido à falta de funcionários.

A quantidade atual de profissionais não está dando conta do volume e o resultado é a fila gigantesca de processos variados aguardando solução.

Para se ter uma noção do tamanho do problema, estima-se que o número aproximado do déficit de servidores chegue aos 19 mil, por exemplo.

Agência da previdência e INSS com longas filas

Por esse motivo o surgimento de novo processo seletivo, que antes já era muito esperado, está hoje ainda mais palpável.

Justamente para a criação de força tarefa com a quantidade realmente necessária de servidores para a solução do problema das filas do INSS.

Concurso INSS em risco de não acontecer?

Muita especulação vem surgindo sobre essa possibilidade uma vez que o vice presidente  Hamilton Mourão assinou recentemente um decreto polêmico. O documento permite a contratação temporária de 7 mil militares do Banco de reserva para tratar da questão do déficit de funcionários do INSS.

Isso poderia de fato adiar mais uma vez a abertura do concurso público. No entanto as chances de as contratações durarem mais que um ano são baixas e especialistas frisam a baixa eficácia dessa medida.

Isso porque os contratados serão treinados somente no básico de atendimento e ainda que consigam reduzir as filas, a tendência é a iminente realização do seletivo.

Sem contar o fato de “tapar o sol com a peneira”, pois o próprio INSS já admitiu que 90% das atividades do INSS são feitas totalmente por sistemas eletrônicos e os servidores da instituição estão tendo problemas para tratar do 10% restantes.

Conclusão 

O que fica como fato para 2020 é que os interessados devem continuar estudando usando editais anteriores, pois a probabilidade da realização do certame ainda este ano é muito alta!

Porque ainda que o governo tente adiar o seletivo, está claro que se medidas realmente eficazes não forem tomadas, a instituição estará ao longo deste ano à beira do colapso.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *