Uma Usina de Triagem e Compostagem foi inaugurada em Minas Gerais, ao norte do estado, no município de Francisco Dumont e promete vagas de emprego em 2021. A solenidade de inauguração da usina foi na manhã desta quinta-feira (10) contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do vice governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e outras autoridades.

Fim do descarte irregular de lixo em 15 municípios de Minas Gerais com a nova usina

Desde o ano de 2019, por meio do Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) foram encerrados lixões de 15 municípios na região de Minas Gerais, que resultou no fim do descarte irregular de mais de 800 toneladas de resíduos sólidos.

O município de Francisco Dumont em Minas Gerais, investiu cerca de mais de R$ 170 mil reais na construção da usina e segundo a Prefeitura, estima-se que pelo menos 21 toneladas de resíduos comecem a ser direcionados corretamente, ao mês, aumentando assim as vagas de emprego para a população local.

 

Anterior a inauguração da Usina, o Ministro Ricardo Salles participou de uma entrevista coletiva no aeroporto de Montes Claros e falou sobre o apoio do governo federal aos pequenos municípios no tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas.

Coda norte visa mais vagas de emprego e o encerramento de mais de 22 lixões a céu aberto

Segundo o Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas, a expectativa é a geração de mais vagas de emprego para o primeiro semestre de 2021, e, também o encerramento de mais de 22 lixões a céu aberto.

Em Francisco Dumont, a Usina de Triagem e Compostagem foi construída numa área de 500² metros às margens de uma estrada rural, onde funcionava o lixão da cidade, a abertura dessa Usina, visa a geração de mais vagas de emprego para a população.