O curso de Sistemas de Informação em São Paulo é o curso dos profissionais que atuam com fluxo de informações.
Entre as várias vantagens de escolher esse curso para a sua formação está a duração e a possibilidade de se tornar programador profissional, por exemplo.
Quer saber mais sobre esse curso? Então acompanhe o artigo até o fim e saiba tudo sobre o curso de Sistemas de Informação em São Paulo.
Acompanhe.
A área de softwares
O setor tecnológico é um dos que mais precisam de profissionais com qualificação, pois, devido à natureza de mudança da tecnologia, e à velocidade das inovações, é preciso formação profissional atual.
Isso acaba deixando difícil preencher as vagas na área de TI, pois os cursos são longas e às vezes a grade curricular não acompanha as mudanças do mercado. Além disso, cursos como Engenharia não dão conta da especificidade de algumas funções que envolvem sistemas de informação.
Por isso, boa parte de quem trabalha nessa área sequer têm curso formal na área, ou afirmam que o cursos era defasado. Muitos preferem aprender de forma autodidata para acompanhar de perto as mudanças que ocorrem no mercado.
Por um lado, a atuação do profissional de TI que opta por aprender na prática é bem assertiva, mas não reduz a lacuna que não fazer um curso formal pode deixar.
Da necessidade do mercado é que surge o curso de Sistemas de Informação em São Paulo, por isso, é um curso tão popular e que cresce a cada dia em número de alunos. Para acompanhar a demanda por profissionais capacitados em trabalhar especificamente com sistemas.
Curso de Sistemas de Informação em São Paulo
Esse curso ensina a lidar desde bancos de dados de mercadorias até sistemas mais complexos, pois lida com conceitos de base em programação e aprofunda em engenharia de software perto do final do curso.
O estudante aprende a:
- criar, adaptar, instalar programas que facilitam as consultas de dados;
- administrar redes de computadores;
- planejar, organizar e desenvolver sistemas de processamento.
Além disso, quem se forma nesse curso também é apto a lidar com o armazenamento e a recuperação de dados. Por isso, tem função primordial em uma empresa de TI, por exemplo.
O curso de Sistemas de Informação também prepara o estudante para atuar com o material para usuários de redes.
Um dos lados muito positivos de se fazer este curso é que ele abre portas para um mercado promissor, mas, acima de tudo, muito amplo.
Isso porque o curso pode ser em vários níveis:
- Bacharelado;
- Graduação;
- Tecnólogo;
- Técnico.
Entre os níveis e formas de ensino, a opção que tem se tornado mais popular é o curso tecnólogo, pois alia a teoria necessária como base com a prática dos conteúdos.
Mercado de trabalho
No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode atuar tanto em empresas de TI quanto em qualquer outro local que utilize banco de dados, redes e sistemas.
Isso ocorre porque quem se forma no curso de Sistemas de Informação em São Paulo é apto pra atuar em várias funções de informática e funções com relação a essa área.
Além disso, como hoje me dia está tudo cada vez mais repleto de inovações tecnológicas, o profissional de TI tem também mais espaço, mas precisa de formação sólida para atuar.
Esse profissional, depois do fim do curso (em alguns casos, até antes), costuma ser efetivado na empresa com carteira assinada, mas tem outras opções.
O empreendedorismo sempre é uma boa opção pra quem gosta de desafios e sonha ser o próprio chefe. Muitos estudantes, durante a faculdade, pensam em ganhar o mundo com seus próprios códigos. Os maiores nomes da atualidade surgiram assim, como os criadores de apps famosos como o facebook e instagram.
Além disso, pode trabalhar como PJ(pessoa jurídica), sem ter vinculo com empresa para trabalhar individualmente, com supervisão ocasional, ou em equipe. Em algumas ocupações, é possível o trabalho a distância que tem ganho espaço e promete ser muito comum.
Assim, em resumo, o profissional de Sistemas de Informação pode atuar em vários segmentos de TI, tais como:
- Administração de Redes
- Análise e Desenvolvimento de Software
- Análise de Sistemas
- Arquitetura e Administração de Sistemas
- Gestão de Banco de Dados
- Gestão de Projetos de TI
- Consultoria Estratégica em TI
Perfil profissional do aluno do curso de Sistemas de Informação em São Paulo
O perfil de quem faz esse curso é de um aluno que gosta de Matemática e também de tecnologia. Essas são as características mais notáveis para quem quer trabalhar com Sistemas de Informação, mas outras aptidões também fazem parte do seu perfil. Como a proatividade e a facilidade pra lidar com dados.
Isso ocorre porque para desenvolver programas e sistemas o profissional tem que ter habilidades de manipulação de algoritmos matemáticos.
Esse conhecimento aliado com as novas tecnologias fazem desse profissional muito importante nas empresas, porque todo negócio precisa se manter atual.
Além disso, saber trabalhar bem sob pressão e com prazos curtos é uma outra característica importante para quem atua na área. Por que, no geral, problemas de software ou em sistemas de bancos de dados, causam muitos danos se não forem solucionados rápido.
Por fim, apesar de não ser obrigatório, virou praxe da profissão que este profissional tenha o inglês. Porque, uma vez que grande parte da linguagem de programação está neste idioma, o aluno do Curso de Sistemas de Informação em São Paulo precisa saber o básico de inglês para se dar bem no curso e na profissão.
O que se estuda no curso de Sistemas de Informação em São Paulo
A grade curricular do curso de Sistemas de Informação em São Paulo conta com conteúdos comuns de graduações de TI, como das áreas de Matemática, Administração e Ciências da Computação.
Para garantir a boa atuação, em boa parte das faculdades a carga horária é bem mais a atividades práticas. Nessas aulas o aluno pode “aprender fazendo” e testar o que aprende da teoria ao criar seus próprios programas de computador e a manejar e construir os seus sistemas.
O conjunto de matérias que o aluno vai estudar ao longo do curso pode variar de acordo com o lugar que quer estudar, mas devem seguir uma base de acordo com o MEC.
Por exemplo, uma grade curricular para o curso de Sistemas de Informação precisa ter as disciplinas de base, em seguida as específicas.
Curso de Sistemas de Informação em São Paulo: disciplinas de computação
Os conteúdos básicos da área geral da Computação que o curso de SI possui são, no geral:
- Realidade virtual;
- Matemática (cálculo, álgebra, equações diferenciais, geometria analítica, matemática aplicada, teoria dos grafos, análise combinatória)
- Probabilidade e estatística;
- Teoria da computação;
- Lógica;
- Algoritmos e complexidade;
- Interação humano-computador;
- Redes de computadores;
- Inteligência artificial e computacional;
- Processamento de imagens;
- Computação gráfica;
- Banco de dados;
- Multimídia;
- Sistemas embarcados;
- Processamento de dados
- Robótica;
- Programação;
- Arquitetura e organização de computadores;
- Ética e legislação;
- Sistemas operacionais;
- Compiladores;
- Engenharia de software;
- Linguagens formais e autômatos;
- Fundamentos de linguagens (sintaxe, semântica e modelos);
- Empreendedorismo;
- Computação e sociedade;
Curso de Sistemas de Informação em São Paulo: disciplinas específica
Já às matérias específicos de Sistemas de Informação ficam a cargo de alguns conteúdos, como:
- Gerenciamento de dados e informação;
- Gestão do conhecimento;
- Planejamento, auditoria, alinhamento estratégico, segurança e risco, qualidade, gerência de projetos e gestão de processos de negócio de sistemas de informação;
- Simulação de sistemas de informação;
- Psicologia aplicada a sistemas de informação;
- Gestão de tecnologia da informação;
- Fundamentos de sistemas de informação;
- Gestão de sistemas de informação;
- Infraestrutura de tecnologia da informação;
- Arquitetura da informação e da tecnologia da informação; arquitetura empresarial;
- Teoria geral de sistemas;
- Pesquisa operacional, modelagem de sistemas;
- Inovação e novas tecnologias aplicadas a sistemas de informação das organizações;
- Empreendedorismo na área de sistemas de informação;
- Administração e negócios.
Porque escolher o curso de Sistemas de Informação em São Paulo?
No mundo atual a inovação e tecnologia têm muito valor, por isso, uma das principais áreas em que se busca por alguém em TI é a de sistemas.
Porque este profissional atua no desenvolvimento de software. Ele, por exemplo, projeta e desenvolve sistemas a partir das necessidades dos usuários.
Alguns dos que atuam nessa área o fazem com modelagem e criam modelos matemáticos. Esses modelos são capazes de simular situações reais e são usados, por exemplo, para prever problemas.
Além disso, o curso te forma como analista de sistemas, o profissional que também pode atuar na área de suporte técnico, com manutenção de sistemas, banco de dados e de redes de computadores, etc.
Onde estudar?
Existem várias instituições que têm esse curso e em vários níveis de ensino, ou seja, você pode achar o curso no nível técnico ou superior. Este último nível também tem opções ainda mais específicas, afinal, você pode fazer S. I. em um curso de licenciatura, bacharelado ou, o mais popular hoje em dia, o tecnólogo.
Apesar de que essa é uma graduação bem nova na lista de muitas faculdades, você consegue encontrar ela tanto em universidades públicas ou faculdades particulares, mas, no geral, cursos públicos deste tipo são apenas bacharelado, ou seja, só no nível superior.
No entanto, isso não significa que os demais sejam muito caros por serem em faculdades particulares.
Veja alguns locais onde você pode achar o curso de Sistemas de informação em São Paulo:
Centro Educacional Anhanguera
O curso de Sistemas de Informação da Anhanguera é Bacharelado e possui o valor da mensalidade atual igual a R$499.
Além disso, o interessado pode participar da Aula Destaque que é um encontro online com profissionais da área.
Os alunos desta graduação na Anhanguera se interessam por tecnologias, softwares, aplicativos, gadgets e negócios relacionados à internet.
Cruzeiro do Sul
Na Cruzeiro do Sul a formação também é bacharelado e tem duração de 8 anos, além disso, possui bolsas de estudos em diversos programas de acesso à educação e cursos gratuitos pra fechar o pacote.
UniBTA
Assim como as anteriores, a UniBTA também possui essa graduação em nível de bacharelado, mas a sua duração é bem menor que as demais do mercado sob essa titulação. São apenas 4 anos de estudos para conseguir o título de bacharel em Sistemas de Informação.
O valor, porém, fica um pouco mais alto que as anteriores, por cerca de R$ 600 mensais.
Conclusão
A área de tecnologia veio para dominar o mercado e está cheia de vagas, mas para conseguir uma boa vaga é preciso preparo, por isso, o curso de Sistemas de Informação está se tornando cada vez mais popular em São Paulo. Afinal é preciso preparo para conseguir as melhores oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. O curso prepara o estudante para atuar em diversas funções na área de TI que envolvam software, por exemplo.
O programa do curso envolve, por exemplo, estudo de dados que rodam pelas redes de computadores, seja interna ou externa, e como manipulá-los, armazená-los, entre outras ações.
Além disso, o profissional de SI cuida da funcionalidade de sites, ou seja, é ele quem garante que as informações possam ser acessadas de forma certa.
Decidiu atuar na área de TI com esse curso? Então aproveite as dicas que conseguiu aqui e escolha bem o seu curso de Sistemas de Informação!