Desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, o Programa Aprendiz Legal é uma iniciativa de aprendizagem voltada a formação profissional básica do jovem e sua preparação para a inserção no mundo do trabalho de maneira eficiente.

O programa tem como foco a aprendizagem do jovem, seu desenvolvimento pessoal e mais.

O Programa Aprendiz Legal é voltado ao atendimento da Lei 10.097/2000, a lei da aprendizagem, e busca a educação tanto teórica como prática dos jovens.

A educação prática é de responsabilidade das instituições que tem parceria com o Programa Aprendiz Legal.

Toda a gestão é compartilhada entre o Programa Aprendiz Legal e a empresa, sendo que a Fundação Roberto Marinho atua em parceria fornecendo suporte pedagógico, promovendo a formação inicial das instituições parceiras e muito mais.

Quais os objetivos do programa aprendiz legal?

 O objetivo central do programa é promover as habilidades e competências de seus alunos para que possam atuar com proficiência nas empresas.

Além disso o Programa Aprendiz Legal tem como objetivo a inclusão dos jovens no mercado de trabalho e oferecer oportunidades para que possam conseguir sua primeira atividade no mundo do trabalho com a formação básica encontrada no programa.

Cursos disponíveis!

Veja a seguir alguns dos cursos disponíveis no Programa Aprendiz Legal:

  • Comércio e Varejo;
  • Telesserviços; 
  • Telemática (Arco);
  • Turismo e Hospitalidade (Arco);
  • Etc.

Como e quem pode participar do programa?

O programa é voltado para jovens que estão na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos, porém essa faixa etária não se aplica as pessoas que possuem deficiência, nesses casos não há limite de idade.

É preciso também estar cursando ou já ter finalizado o Ensino Básico/Médio.

Se tem o desejo de participar do Programa Aprendiz Legal, basta acessar o site do CIEE, se inscreva gratuitamente, preenchendo o cadastro!  Para mais informações sobre o programa acesse a página do aprendiz legal.