Um novo canal para comunicação ao cidadão que deseja contestar a análise do pedido do auxílio, foi disponibilizado pelo governo federal. Aqueles que tiveram o pedido negado, agora podem fazer a contestação através do site do Dataprev.

Porém, a plataforma é indicada somente para alguns casos específicos e referentes a atualização dos dados cadastrais. Como por exemplo, quando a pessoa era menos de idade e recentemente completou 18 anos, também para aqueles que eram servidores públicos ou militares, mas penderam o vínculo com o estado ou pessoas que ficaram desempregadas e não tem direito ao auxílio desemprego ou não recebem o benefício da preservação do emprego e renda.

Nos casos específicos, citados acima, não é permitido fazer a contestação através dos canais da Caixa Econômica, por isso Dataprev abriu o seu próprio canal. Outras plataformas  estavam disponíveis, porém, para contestações de outras ordens, somente através doo site da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial e porsolicitação via Defensoria Pública da União.

Como contestar pela Dataprev 

Para realizar a contestação, a pessoa precisa entrar no site da Dataprev, inserir informações pessoais como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após essa etapa, aparecerá o botão de “contestação” para realizar uma nova solicitação. 

Os processamentos e cruzamentos de dados serão com a mesma lógica do programa. Após processamento da Dataprev, os dados são enviados para homologação dos resultados pelo Ministério da Cidadania. Por fim, são encaminhados à Caixa para a realização do pagamento do benefício.  

Cerca de 108,9 milhões de cadastros já foram processados pela Caixa Econômica Federal. No total, mais de 66,9 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial do Governo Federal. De acordo com dados de segunda-feira (3), da Caixa, 438,5 mil estão em reanálise.