Nova mensagem que circula com a informação da identidade ter dois anos de validade, é falsa

Um boato de que a carteira de identidade dos brasileiros teria a validade de apenas dois anos, começou a circular nas redes sociais. Alguns brasileiros correram ao postos de atendimento, em busca de renovar sua identidade.

A recomendação oficial é de que uma nova via da carteira de identidade seja tirada apenas quando há alteração no estado civil, rompimento de itens de segurança ou grande mudança na aparência do brasileiro.

Além disso, quando o brasileiro deseja fazer viagem a um país do Mercosul, é possível utilizar a identidade como passaporte. Entretanto, nesse caso a identidade deve ter sido emitida há menos de dez anos. Nesse caso, é necessário atenção para a data em que ele foi emitida.

No caso de necessidade real de retirar uma nova via da documentação, é necessário levar a certidão ou certificado original ou cópia autenticada. Se o cidadão é solteiro, é necessário levar a certidão de nascimento. Casado, certidão de casamento. No caso de brasileiros naturalizados, certificado de naturalização ou cópia da portaria de concessão da naturalização publicada na Imprensa Nacional.

Também é possível acrescentar outras informações no documento, como título de eleitor, Previdência Social, CPF e Número da Carteira de Trabalho. Há ainda uma taxa para emissão da segunda via.