Marinha do Brasil abre mil vagas para nível médio Inscrições abertas até dia 13 de fevereiro 2019

Marinha do Brasil abre mil vagas para nível médio Inscrições abertas até dia 13 de fevereiro 2019

A Marinha do Brasil anunciou o Concurso Público para Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) em 2020, que tem o objetivo de preencher 1.000 vagas.

Para participar é necessário ter ensino médio completo; altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m; além de ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020.

Ao concluir o Curso de Formação, todos os alunos das EAM serão agrupados num único Quadro (Quadro de Praças da Armada – QPA), onde no primeiro ano já como Marinheiro realizará um Estágio Inicial, geralmente a bordo de um navio, onde terá seu desempenho avaliado.

O Corpo de Praças da Marinha é composto por: Corpo de Praças da Armada (CPA), Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN) e Corpo Auxiliar de Praças (CAP).

As áreas profissionais são: Mecânica, Eletrônica e Apoio, sendo as Praças do CPA, são distribuídas nas seguintes especialidades: Armamento, Arrumador, Artífice de Mecânica, Artífice de Metalurgia, Aviação, Caldeiras, Carpintaria, Segurança do Tráfego Aquaviário, Comunicações Interiores, Comunicações Navais, Cozinheiro, Direção de Tiro, Eletricidade, Eletrônica, Hidrografia e Navegação, Máquinas, Manobras e Reparos, Mergulho, Motores, Operador de Radar, Operador de Sonar e Sinais.

Há a possibilidade de subespecialização em AV para: Armamento de Aviação; Aviônica; Controle Aéreo; Estrutura e Metalurgia de Aviação; Hidráulica de Aviação; Manobras e Equipagem de Aviação; Manobras e Equipamentos de Apoio de Aviação; Motores de Aviação; Operação de Sensores de Aviação.

As Praças do CAP ocupam cargos relativos às áreas de administração, de informática, de saúde e de manutenção e reparo, nas OM operativas ou nas OM prestadoras de serviços, as opções de especialidades do CAP para militares oriundos das EAM: Barbeiro; Educação Física; Enfermagem; Escrita; Faroleiro e Paiol.

Para classificação serão realizadas várias etapas, compostas de Prova Escrita Objetiva, no qual a data de aplicação será definida, e Eventos Complementares: Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.

As cidades de aplicação das Provas e Eventos Complementares são: Rio de Janeiro – RJ.; São Pedro da Aldeia – RJ; Angra dos Reis – RJ; Nova Friburgo – RJ; Vila Velha – ES; Salvador – BA; Natal – RN; Olinda – PE; Paranaguá – PR; Fortaleza – CE; Belém – PA; Santana – AP; Parnaíba – PI; Santarém – PA; São Luís – MA; Rio Grande – RS; Porto Alegre – RS; Florianópolis – SC; Ladário – MS; Brasília – DF; São Paulo – SP; Manaus – AM e Santos – SP.

Por fim após as etapas classificatórias, os candidatos serão submetidos ao Curso de Formação que é composto do Período de Adaptação e o Curso de Formação propriamente dito.

O prazo de validade deste Concurso Público e aproveitamento de candidatos reservas terminará no dia 17 de janeiro de 2020.

O período de inscrições é de 23 de janeiro de 2019 a 13 de fevereiro de 2019, pelo sitewww.inscricao.marinha.mil.br, observado horário de Brasília – DF. A taxa de participação tem valor de R$ 42,00.

Deixe um comentário