Devido uma série de informações desencontradas localizadas na internet, e comum muitas dúvidas sobre o programa jovem aprendiz, pensando nisso, fizemos essa matéria para responder os questionamentos mais comuns… então vamos lá… leia atentamente o artigo e caso tenha alguma dúvida, informe nos comentários.
Quem pode fazer inscrição no Jovem Aprendiz?
Para você poder concorrer a uma vaga nas empresas participantes do programa, é necessário atender 2 requisitos básicos:
Estar estudando, seja ensino fundamental, médio ou superior (se o jovem terminou o ensino médio também pode participar;
Ter idade entre 14 e 24 anos, em hipótese alguma a empresa pode contratar jovens que ainda não completaram a idade mínima;
Qual o Salário?
É garantido ao jovem aprendiz o salário mínimo hora, na verdade ele irá ganhar proporcionalmente as horas que trabalhar. Ex. um jovem aprendiz contratado para trabalhar 4 Horas diárias, vai ganhar um pouco menos que meio salário mínimo. Esse é o valor mínimo, mas a empresa pode pagar mais caso deseje.
Quais os direitos e Benefícios?
O Contrato de Aprendizagem é baseado na Lei da Aprendizagem, onde o jovem aprendiz tem todos os direitos de um funcionário CLT. Quanto aos benefícios, os mesmos variam de empresa para empresa, os mais comuns são: Vale transporte e Auxílio alimentação.
Outra forma de cadastro é se cadastrar nos Centros de Aprendizagem, pois eles tem parceria com diversas empresas, dentro os centros de Aprendizagem, destacamos o Jovem Aprendiz CIEE.
Esperamos que este breve artigo tenha te ajudado
Desejamos boa sorte a todos