É possível desbloquear o auxílio emergencial pelo WhatsApp, saiba como

A Caixa Econômica divulgou que algumas das pessoas que estão com problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem, podem liberar o acesso ao app, enviando documentos através do aplicativo WhatsApp.

Beneficiários relatam terem recebido uma notificação para comparecer à uma agência da Caixa econômica com algum documento de identidade para comprovar que são os titulares das contas e então fazer o desbloqueio dos serviços do aplicativo.

A Caixa confirmou o bloqueio de “de milhares” de beneficiários, devido à suspeita ou identificação de fraudes.

Apenas aqueles que tiveram o acesso bloqueado pelo motivo de “inconsistências cadastrais” pode fazer uso do aplicativo WhatsApp para enviar seus documentos. Já aqueles que tiveram o acesso bloqueado por suspeita de fraude (51%) continua tendo que ir até uma agência da Caixa Econômica com algum documento de identificação.

Documentos via WhatsApp

As pessoas que estão somente com esse problema podem acessar o aplicativo Caixa Tem para pedir o desbloqueio. O próprio aplicativo fornecerá as orientações sobre como enviar os documentos necessários através do WhatsApp.

Segundo o presidente da Caixa, após o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do aplicativo Caixa Tem, acontece no máximo até 24 horas.

Tentativa de golpes via WhatsApp

Pedro Guimarães afirmou que a população não deve acessar links enviados diretamente pelo WhatsApp ou através das redes sociais. Apenas o link fornecido dentro do próprio aplicativo Caixa Tem é confiável para o envio dos documentos pessoais ao banco.

“Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.”