O Ministério da Educação escolheu novo nome para a Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica. Karine Silva dos Santos, que é também ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deve assumir a diretoria.

A nomeação da ex-presidente do FNDE saiu na última sexta-feira (28) no Diário Oficial da União.

A atuação de Karine no FNDE se inciou em dezembro do ano passado, quando o MEC explicou a escolha do seu nome pelo “perfil técnico”. Assim, sua presidência durou seis meses no FNDE. Em junho deste ano, o MEC anunciou novo nome para assumir o cargo.

Karine passou a atuar, então, no cargo de técnica em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais.

Sua nomeação para a diretoria responsável pelo apoio à rede básica pode ter um papel importante para a retomada das aulas presenciais. No entanto, o MEC ainda não se pronunciou formalmente sobre isso.

Em março deste ano as aulas foram suspensas em todo o país em decorrência do cenário de covid-19. Exceto no estado do Amazonas, as aulas presenciais continuam suspensas em todo o país e não há ações coordenadas do MEC para lidar com a situação. Desse modo, a autonomia para a retomada das aulas é das prefeituras e estados.

Além disso, o ministério ainda não indicou uma articulação em nível nacional, apenas anunciou o fornecimento de internet como apoio a 400 mil estudantes de baixa renda de universidades e institutos federais para as aulas remotas.