Cursos online grátis: qual a melhor opção?

Nem todo mundo possui recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas de um curso, seja de profissionalização, capacitação, técnico ou outro nível de ensino. Há também a questão de falta de tempo ou disponibilidade de locomoção. Por isso a busca por cursos online grátis é muito grande, assim como o  número de instituições que oferecem ensino nestes moldes.

Por esse motivo, separamos a seguir as melhores instituições que oferecem cursos online grátis para você estudar gratuitamente e no conforto da sua casa. Confira!

Cursos online grátis de verdade!

Sim, eles existem! Apesar de muitas instituições afirmarem ser gratuitas, a maioria cobra alguma taxa relativa ao certificado e geralmente deve ser paga no fim do curso.

Porém, basta procurar no lugar certo e você poderá encontrar cursos de qualidade oferecidos online gratuitamente! Veja a pequena seleção a seguir.

Cursos online do Senac PSG 

O Senac é uma instituição nacionalmente reconhecida pela qualidade do ensino, portanto uma excelente escolha para iniciar os seus estudos. 

Principalmente porque possui um programa interno de gratuidade além de cursos custeados pelas próprias unidades e oferecidos à população de baixa renda. O programa oferece também capacitação de forma online com diversos cursos na modalidade EaD, com tutores e materiais de apoio totalmente gratuitos! 

Acesse a página do Senac e conheça  as gratuidade e o Senac PSG!

Certificado de cursos online grátis

Cursos online grátis da Senar

Apesar de o público alvo da Senar ser majoritariamente os estudantes e moradores de áreas rurais, isso não é pra requisito para iniciar um curso online na instituição.

Além disso, os cursos oferecidos possuem certificado válido por todo território nacional e são de excelente qualidade. Alguns inclusive são muito requisitados no mercado como o curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios.

Cursos online das universidades federais e estaduais

Engana -se quem imagina as universidades federais e estaduais como ambientes voltados somente a uma parcela específica da população, a acadêmica. Muitas instituições deste tipo possuem iniciativas que visam a inclusão e integração das universidades com a sociedade em geral.

Por isso a maioria sempre oferece cursos gratuitos na modalidade EaD para a população local. 

Vale conferir os cursos livres das universidades estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Até mesmo a Estadual Maranhense que possui diversos cursos online como o de administração e gestão tributária por exemplo.

Avalie este artigo