Curso tecnólogo: o que é e quais as principais características!

Já ouviu falar dos cursos tecnólogos? Cursos de nível superior com conclusão em apenas 2 a 3 anos e valorizados no mercado de trabalho! Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse nível de ensino, quais as vantagens. Confira se esse modelo é o que mais se encaixa nas suas necessidades!

O que é um curso tecnólogo?

É um curso de nível superior em tecnologia que está sendo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e é possível ser encontrado nas modalidades presencial e EaD. 

Além disso a duração de um curso tecnólogo gira em torno de 2 a 3 anos apenas, um pouco menor que a maioria dos cursos de nível superior tradicionais.

O curso superior tecnológico se diferencia do curso de graduação e bacharelado devido ao foco. 

Um curso de bacharelado possui regime de aprendizado aprofundado, no entanto é mais generalizado, enquanto que um curso tecnólogo é mais focado especialmente nas necessidades do mercado possuindo inclusive disciplinas práticas.

Curso tecnólogo

Cursos superiores em tecnologia: como está o mercado de trabalho?

Os cursos tecnólogos estão ganhando muito espaço e visibilidade recentemente devido a este foco no aspecto prático. Os cursos tecnólogos que mais empregam atualmente são:

  • Tecnologia em Redes de Computadores;
  • Curso de tecnologia em Construção Civil;
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Tecnologia em Secretariado;
  • Curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais;
  • Tecnologia em Comércio Exterior;
  • Curso de Tecnologia em Gestão Comercial;
  • Curso de Tecnologia em Mecatrônica.

Já entre os cursos superiores em tecnologia mais bem remunerados pelo mercado de trabalho então cursos bem conhecidos como: marketing, logística, gestão de recursos humanos, tecnologia da informação, gestão comercial e tecnólogo em comércio exterior.

Curso tecnólogo pode concorrer a concurso?

Sim, o candidato poderá concorrer normalmente, exceto em caso de exigência expressa do edital por cursos de graduação em bacharelado. 

Se interessou? Busque os cursos deste formato de ensino nas universidades e faculdades que mais te interessam e se destaque no mercado!

Avalie este artigo