Curso de fisioterapia: características e mercado de trabalho

O curso de Fisioterapia é para você que tem interesse em cuidar e ajudar as pessoas, e que além disso responde com facilidade a matérias e disciplinas relacionadas às Ciências Biológicas, Saúde do corpo humano e outras.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam o profissional fisioterapeuta não lida apenas com massagens, ele é responsável também pela prevenção, identificações de doenças, lesões e distúrbios ligados aos movimentos do corpo e seus devidos tratamentos.

O curso de Bacharel em Fisioterapia  tem duração em média de 4 a 5 anos dependendo da instituição que oferta o curso, algumas disciplinas e assuntos que podem ser encontrados na sua grade curricular são:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Bioquímica;
  • Fisioterapia Pediátrica;
  • Fisioterapia Ortopédica Funcional;
  • Fisioterapia Cardiológica;
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva;
  • E mais.

Para se tornar um fisioterapeuta o profissional além de ter que conseguir o seu diploma de bacharel em fisioterapia deve obter um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Áreas de atuação 

O fisioterapeuta tem várias áreas de atuação no mercado de trabalho, veja a seguir algumas delas:

Acumpuntura

Na área de atuação da Acupuntura o profissional irá agir na prevenção e controles de dores no corpo de seus pacientes.

O fisioterapeuta preveni e controla as dores por meio de agulhas, raios laser e outros equipamentos, através de técnicas para áreas especificas do corpo.

Fisioterapia desportiva

Na Fisioterapia Desportiva o profissional irá atuar no tratamento de lesões de atletas e outros.

Visando a recuperação de lesões musculares de seus pacientes, realizando avaliações funcionais periódicas, propondo várias atividades e tratamentos para a prevenção de lesões e outros.

Neurologia pediátrica 

Nesse ramo o profissional visa ajudar e cuidar do tratamento de pacientes com pouca idade, ou seja crianças, que podem ter tido seus movimentos prejudicadas em razão de alguma doença ou outro.

Neurologia adulta

O fisioterapeuta dessa área atua no tratamento de pacientes que sofreram alguma doença, distúrbio neurológico e mais, como derrames ou traumatismo craniano que possa ter prejudicado seus movimentos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de Fisioterapia é bastante amplo e diversificado, já que ele pode atuar em diferentes áreas, desde a terapia intensiva até mesmo a ortopedia.

Mesmo que o mercado para o profissional seja amplo, é um fato que ele é bastante concorrido.

 Por esse motivo se você tem interesse em se tornar um fisioterapeuta de sucesso e ter a oportunidade de trabalhar em hospitais, clinicas de fisioterapia e mais, busque obter alguma especificação para assim se destacar no mercado de trabalho.

 

Avalie este artigo