SOBRE OS CORREIOS

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil. Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do “Correio-Mor” no Rio de Janeiro, embora a capital da colônia fosse então Salvador. Em 1931 o decreto 20 859, de 26 de dezembro de 1931 funde a “Diretoria Geral dos Correios” com a “Repartição Geral dos Telégrafos” e cria o “Departamento dos Correios e Telégrafos”. Os Correios são a única empresa pública federal presente em todos os municípios, oferecendo diversos produtos e serviços de apoio ao governo como operador logístico, como a inscrição e regularização  (CPF), serviços bancários de saque e transferências nas regiões que não dispõem de agência bancária, apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) distribuição de vacinas e remédios para regiões de difícil acesso no país, distribuição de livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para as escolas do país, entrega de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dentre outras atividades de caráter social.

SOBRE O CONCURSO PUBLICO ABERTO 

As inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios começaram nesta segunda-feira (27) em todo o Brasil.

foram disponibilizadas 4.382 vagas, distribuídas nos cursos de assistente administrativo ou logística, além de formação de cadastro de reserva.

Por exemplo, no Ceará, estão disponíveis 105 oportunidades em 29 municípios, porém as oportunidades foram disponibilizadas em diversos estados em todo o Brasil.

Para você, os interessados devem se inscrever através do site da estatal, até 21 de abril. Não há cobrança de taxa de participação.

Os candidatos ao processo seletivo devem ter entre 14 e 21 anos — completos até o ato da contratação —, e estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental. As oportunidades são para os turnos da manha e tarde em diversas cidades do Brasil.

Os jovens que forem selecionados devem ser remunerados com salário correspondente ao piso salarial do Estado, além de vale-refeição ou alimentação, vale-transporte.

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Na primeira fase do processo de seleção deve considerar a somatória de pontos referentes aos seguintes requisitos:

  • Renda familiar mensal;
  • Idade (art. 53 do Decreto N.º 9.579/2018);
  • Instituição de ensino (art. 66 §5º inciso VII do Decreto N.º 9.579/2018);
  • Participação em programas sociais previstos no edital (art. 66 §5º incisos I a V do Decreto N.º 9.579/2018).

Na segunda fase, os candidatos serão convocados para comprovar requisitos de classificação, fazer exame pré-admissional e, por fim, chegar à contratação. Todas as etapas terão caráter eliminatório.

CARGA E HORAS

A jornada do programa aprendiz é de 20 horas semanais, distribuídas em quatro hrs por dia.

Desejamos boa sorte a todos!