CNH SOCIAL: Quais são os requisitos para participar?

O Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores beneficia a população  emitindo a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente. Em 2017, serão ofertadas 5.300 mil CNHs populares. Desde a criação do projeto, em 2008, mais de 120 mil pernambucanos já obtiveram o documento gratuitamente.

Antes da inscrição, é importante ressaltar a todos os candidatos da importância da leitura atenta da portaria e do decreto que estarão publicados no site do DETRAN. Neles, encontram-se as regras fundamentais estabelecidas para a participação no processo de seleção. Dessa forma, evita-se a desclassificação por informações incorretas ou que não atendam aos requisitos.

A primeira exigência que o governo faz para poder conceder a CNH Social é ter obrigatoriamente a renda bruta familiar de até dois salários-mínimos.

Abaixo listamos os outros requisitos. Você precisa atender a pelo menos um deles. Confira:

  • Comprovar que está desempregado há mais de 1 ano;
  • Não possuir nenhum registro na carteira de trabalho;
  • Estar matriculado regularmente em qualquer escola da rede pública e ter uma frequência alta nas aulas com um bom desempenho;
  • Ter passagem pela polícia com cumprimento de alguma pena;
  • Ser portador de alguma deficiência física;
  • Ter como função a agricultura rural com renda de até dois salários-mínimos.

Alguns profissionais que estão buscando recolocação no mercado de trabalho e que possuem funções de motoristas de ônibus, frentistas e motoboys encontram alguns benefícios exclusivos que a CNH Social oferece.

Tirar CNH Gratuita 

Os interessados na inscrição devem entrar no site do DETRAN do seu Estado e ver se houve abertura do processo seletivo da CNH Social e somente durante o período de abertura de inscrições é permitido a inscrição. Encerrada as inscrições, os candidatos inscritos passarão por uma seleção que tem alguns critérios de desempate de acordo com o estabelecido pelo programa.

Um dos DETRANS com inscrição aberta para o CNH Popular e o DETRAN Pernambuco que segue com inscrições até o fim desse mês. Este ano o DETRAN PE vai fornecer cerca de 18 mil CNHS populares. O DETRAN PE esclarece que antes de inscrever é importante a leitura das portarias e edital da seleção para não ter nenhuma dúvida quanto ao processo seletivo. No link www.detran.pe.gov.br você encontra tudo fácil para fazer inscrição no CNH Social, consultar a inscrição, alterar a inscrição e muito mais. Esta é uma oportunidade para quem procura uma oportunidade de ter até mesmo a CNH para uma nova profissão que exija a mesma.

CNH Social foi considerado um dos melhores programas criados pelo governo federal. O mesmo consiste em dar a todas as pessoas de baixa renda a possibilidade de retirar sua documentação de forma totalmente gratuita, sem precisar pagar nenhum centavo desde o inicio até o final do processo de obtenção do CNH. Lembrando que as inscrições para o CNH Social estão disponíveis para sua primeira habilitação, para mudança de categoria e até a adição de uma nova categoria na referida documentação. Consulte o Detran de seu Estado ou veja como se inscrever para CNH Gratuita SEST SENAT.