Você pode acessar sua CNH Digital pelo celular.

A CNH Digital é um aplicativo que permite que os motoristas tenham acesso a sua Carteira Nacional de Habilitação diretamente do celular. Ou seja, A sua criação foi uma iniciativa do Governo Federal para trazer mais segurança às informações dos cidadãos brasileiros.

a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível digitalmente desde o ano de 2017, documento eletrônico que possui o mesmo valor jurídico de sua versão impressa.

Como funciona a CNH Digital?

A CNH Digital é um documento digital de Carteira de Habilitação Nacional. Sendo assim, Todas as informações de sobre a habilitação do condutor estão presentes no documento digital. Além disso, também é possível encontrar todas as informações dos veículos em seu nome.

Assim sendo, este aplicativo de celular traz muitas vantagens para o motorista brasileiro. A seguir, confira as principais delas:

Não precisa estar conectado à internet para visualizar seus documentos;

Não precisar portar o documento físico para ter validade, o que o torna viável inclusive no caso de ser parado em uma blitz;

O motorista receberá um aviso quando a sua habilitação estiver próxima de vencer;

É possível visualizar as infrações de trânsito e realizar pagamento de multa com desconto de até 40%;

Visualização de todas as informações dos veículos que estão em nome do condutor;

Compartilhamento do código de licenciamento do veículo para outros condutores que também o utilizam.

Além disso, o aplicativo da Carteira de Habilitação Digital é intuitivo e muito fácil de usar, o que o torna acessível para todos os públicos. Além disso, todos os condutores podem utilizar deste documento, desde que possua a carteira nacional física e claro. Portanto, para obter a versão digital do documento, basta ter a CNH Física e um celular Android ou iOS.

Como obter a CNH Digital gratuitamente?

Para ter acesso aos benefícios da plataforma Lançado em conjunto com o Serpro e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Sendo assim, Atualmente não há necessidade de comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran) e ou uso de certificado digital.

Basta que o motorista tenha a CNH com QR Code (que passou e ser emitida em maio de 2017)

O primeiro passo para obter a sua CNH Digital é observar se o seu documento físico possui o QR Code no verso. Isso porque este código será necessário para validar o documento digital.

Após verificar o QR Code no verso do seu documento, siga o passo a passo:

Em primeiro lugar, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu celular, disponível para Android e iOS;

Depois, você deve fazer o login utilizando o seu CPF e senha do gov.br. Caso ainda não possua, você será redirecionado para criar uma nova conta;

A seguir, você deve iniciar o seu cadastro no app. Ou seja, Para isso, deve apontar a sua câmera para o QR Code disponível no verso do seu documento físico. Essa operação deve ser realizada por dentro do aplicativo;

Depois, o aplicativo irá validar as suas informações. Se estiver tudo certo, a sua CNH Digital ficará disponível no mesmo instante. Assim, você já poderá aproveitar todos os seus benefícios.

O aplicativo reconhece o rosto do usuário da CNH digital e, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado, pede uma “prova de vida”. Sendo assim, O teste consiste apenas em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente.

Funções do aplicativo CNH Digital

A Carteira Digital de Trânsito oferece outras funções. Tambem é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital). Ou seja, infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao motorista. Feito o cadastro da CNH Digital, o condutor precisa apenas selecionar a opção que deseja consultar.

Indicar o condutor

O Ministério da Infraestrutura lançou a possibilidade de indicação do principal condutor do veículo no aplicativo. Para indicar o motorista, basta que o proprietário:

  • acesse a parte de “meus veículos”;
  • clique no ícone com as informações do carro;
  • selecione a opção “principal condutor”.
Para finalizar o registro, é necessário que o principal condutor também tenha o aplicativo baixado no telefone. Ou seja, Quando for indicado por outra pessoa, o motorista deve concordar com o procedimento.
Terminado o processo, o órgão responsável receberá automaticamente a notificação e o principal condutor registrado assume a responsabilidade – que hoje cabe ao proprietário – pelas infrações de trânsito cometidas com o veículo.

Motoristas poderão transferir carros pela CNH Digital

Segundo o Ministério da Infraestrutura, nesse sistema não será mais necessário ir ao cartório ou realizar os procedimentos de compra e venda utilizando documentos em papel. Sendo assim, será possível fazer a transação pelo app recurso deverá estar disponível em março para quem baixou e fez o cadastro no aplicativo do governo federal (disponível para celulares com sistema Android e iOS).

Tanto comprador como vendedor precisam estar cadastrados no Gov.Br, plataforma de serviços do governo federal.
Mas será preciso fazer uso da assinatura digital do Gov.Br.
A vistoria continuará obrigatória, devendo ser realizada no Detran do estado do comprador. Outra obrigação é que o departamento de trânsito do estado (Detran) tenha aderido ao novo sistema.

Perdi minha CNH, posso dirigir com o Boletim de Ocorrência?

Embora o B.O seja um documento oficial, com validade legal em todo o território brasileiro, não há unanimidade quando a questão é sua utilização como documento de habilitação.

Há, no entanto, um projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados que quer permitir que o Boletim de Ocorrência substitua a CNH em casos de extravio, por tempo determinado.

A conclusão, então, é de que, para evitar problemas, o melhor mesmo é não dirigir com o Boletim de Ocorrência. Isso porque, ainda que haja certa flexibilização por parte de alguns agentes, o PL ainda não foi aprovado e não está em vigor.

Vale ressaltar, ainda, que ter a CNH extraviada, por perda, furto ou roubo é diferente de ter o documento cassado. O CTB tem punições específicas para esse último caso.

Multa

A CNH Digital poderá ser acessada pelo aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Mas, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.