Desde o início de maio está ocorrendo muita especulação a respeito do fim do programa Bolsa Família, mas calma, não é bem assim! 

Confira a seguir o que seria o Renda Brasil e como fica a situação dos beneficiários do Bolsa Família caso o projeto do novo programa de benefícios do governo seja mesmo aprovado.

O que é o Renda Brasil? 

É o novo programa de renda mínima permanente do governo Federal e tem sido motivo de medo de muitos beneficiários do atual Bolsa Família.

No entanto, a mudança segundo o próprio ministro da economia Paulo Guedes não implicará em perda de benefícios.

A ideia que permeia o novo programa Renda Brasil é justamente aumentar os valores mínimos das transferências de renda diretas e englobar em um só benefício os valores provindos de outros programas.

Bolsa Família será extinto?

Até o momento as informações ainda são poucas mas segundo o que já foi citado pelo governo as principais mudanças são:

  • Integração de pessoas cadastradas no CadUnico, mas que não pertencem ao bolsa família;
  • Inclusão de profissionais informais que possuem renda muito variável;
  • Inclusão de profissionais desempregados e que não recebem qualquer auxílio do governo;

Resumidamente seria uma versão mais ampla do Bolsa família, uma junção de vários benefícios em apenas um. 

Como seriam os critérios e requisitos para participar do Renda Brasil?

Como dito anteriormente, nada foi definido 100%. O que especialistas afirmam é que a mudança certamente irá acontecer por alguns bons motivos:

  1. Motivação política – O bolsa família está muito atrelado à gestões anteriores e especialistas em política afirmam que a mudança poderia ajudar o governo Bolsonaro a ganhar popularidade.
  2. Motivação social – A pandemia de COVID-19 deixou à mostra problemas graves de desigualdade social e uma parte significativa da população não tem condições de manter sozinha condições dignas de vida.
  3. Motivação econômica – Ficou claro, nessa época de pandemia que a parcela de microempreendedores, autônomos e trabalhadores informais têm uma participação gigantesca na manutenção da saúde financeira do país. Se esse a parcela da população seguir desamparada a economia vai sofrer seriamente.

Por esses motivos, o projeto do Renda Brasil tem uma chance altíssima de se realizar.

O que resta é estar de olho nos acontecimentos para monitorar eventuais mudanças no projeto.