Amanhã começam os testes da prova de vida através de selfie

No dia 20 de agosto, quinta-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá começar a testar a prova de vida pelo celular. Esse teste será feito por biometria facial, que é uma espécie de teste. Ao todo, 300 mil beneficiários de todo o Brasil serão chamados para participar do teste. Caso dê certo, a estimativa é de que o serviço fique disponível para todos os beneficiários ainda em 2020.

A prova de vida do INSS é feita para evitar fraudes. Ela acontece todos os anos com aposentados e pensionistas. Normalmente, eles precisam comparecer presencialmente à instituição bancária com documentos de identificação para fazer a atualização do cadastro. Durante a pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS estão fechadas, por isso não estão sendo feitas provas de vida. O objetivo da prova de vida digital é que o beneficiário possa fazer a comprovação sem que seja necessário sair de casa.

Os 300 mil segurados que farão parte dos testes serão convidados pelo INSS por mensagens enviadas pelo site, app Meu INSS, e-mail ou pelo telefone 135. Os aposentados e pensionistas que participarem desse teste terão o procedimento efetivado. Por isso, não precisarão fazer prova de vida presencial em 2020.

A prova de vida presencial do INSS segue suspensa até 30 de setembro, por causa da pandemia.